Contenção de Encostas e Urbanização em Áreas de risco – Recife / PE
- Cidades e Edificações
- Recursos Hídricos e Saneamento Básico
- Desapropriação
- Meio Ambiente
Ficha Técnica
Serviço: Elaboração de Projeto Executivo de Engenharia para Contenção de Encostas e Urbanização em Áreas de Riscos, visando à Redução de Deslizamentos, na Cidade do Recife/PE.
Cliente: Autarquia de Urbanização do Recife – URB RECIFE
Localização: Recife/PE
Características Técnicas: O projeto compreende a contenção de encostas na região metropolitana do Recife, abrangendo uma área de 112.243,00 m². Projeto multidisciplinar que contempla estudos de topografia, geologia e geotecnia, estudos hidrológicos/projeto de drenagem e outros necessários para a elaboração dos projetos de 66 contenções, visando as estabilizações. Vale ressaltar, em especial os estudos de hidrologia e drenagem (importantes agentes da movimentação de massa em locais de risco em encostas); dispositivos de drenagem para o correto escoamento das águas como escadas hidráulicas, drenos, ponteiras filtrantes e poços profundos.
Em maio de 2022 inundações e deslizamentos de terra ocorreram na região Nordeste do Brasil resultando em mais de 9.500 pessoas desabrigadas. Sua causa foram as chuvas que atingiram principalmente o estado de Pernambuco, mas também Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Os volumes de precipitação superaram a média histórica mensal em várias cidades em apenas três dias. Sendo assim, visando dotar de segurança, acessibilidade e mobilidade, bem como reconstrução das áreas atingidas, e contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população residente nestas áreas, a Maia Melo Engenharia, em consórcio com Engeconsult e TPF Engenharia elaboraram projetos para contenção de encostas estabilização de taludes, em missão dos esforços da Autarquia de Urbanização do Recife
Os projetos de estabilidade de encostas são projetos complexos localizados em áreas densamente habitadas e com muitas interferências. A modelagem da Informação da construção – BIM é um aspecto essencial utilizados nesses projetos, pois além das visitas em campo para avaliar no detalhe todas as problemáticas, somente com modelos de nuvem de pontos aliados aos modelos das interferências e solução geométrica é possível aferir a melhor solução geotécnica ao passo de menos transtornos à população. Foram realizados os ensaios de laboratório: Ensaios de limites de consistência (limite de liquidez e limite de plasticidade), granulometria (peneiramento e sedimentação), ensaios de cisalhamento direto em condições saturadas e na umidade natural. Já os ensaios de campo foram realizados as Sondagens à Percussão de forma a estabelecer o Perfil Geológico-Geotécnico e subsidiar os parâmetros de entrada do software utilizado.